terça-feira, 21 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO vs. POBREZA (CP)

-SITUAÇÃO ACTUAL NO MUNDO;


-RESPONSÁVEIS PELA ACTUAL SITUAÇÃO;


-CONDUTAS QUE PODEM MELHORAR A SITUAÇÃO NO FUTURO;


-COMPORTAMENTOS/ ATITUDES QUE TU PODES TOMAR PARA INVERTER A SITUAÇÃO



Na situação actual no mundo, a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos é abismal, enquanto os primeiros vivem no consumismo exagerado, já os segundos travam uma luta constante pela sobrevivência e estas situações advêm de várias circunstâncias entre as quais a guerra, a política e os desastres naturais. Relativamente à política, para os países mais pobres, é de relativa importância a política externa como a própria política interna, com governantes corruptos que nada fazem em relação à sua população.No aspecto sócio-económico, um país que esteja dependente financeiramente de outro/s tem uma difícil ascenção porque as regras que lhes são exigidas são severas e até impossíveis de sustentar.

Os países ricos levam as suas indústrias para os países pobres aproveitando-se dos WORKING POOR (pobres que trabalham, mas cujos salários não chegam para o sustento da família), mas sendo um pouco contraditório, estes pobres estariam muito pior se essas empresas se fossem embora.

A guerra tem efeitos desvastadores na população, sendo injustificada, mas há situações de guerra que podem ser justificadas, quando vão em defesa dos princípios humanos mais importantes, Vida, Liberdade e Democracia.

A degradação do ambiente à qual assistimos hoje em dia deve-se principalmente a dois grupos: o grupo dos países ricos e grupo dos países pobres. Os mais ricos, consumidores da América do Norte, da Europa e da Ásia, destroem o ambiente pelas vias indirectas, ou seja, pela sua aptência em consumir uma quantidade enorme de recursos e a produzir uma grande quantidade de desperdícios. Os milhões de consumidores mais pobres não podem fazer outra coisa se não destruir a sua própria base de recursos. Estamos a dar um grande contributo para os desastres naturais, é urgente não só reflectirmos sobre esta questão como, alterar os nossos hábitos de consumo, proteger e defender o ambiente.

Justo seria que as organizações governamentais e as não governamentais, agissem sem qualquer tipo de interesses, pondo ao dispôr meios físicos e financeiros aos povos que mais necessitassem, que todos pudessem aceder à Educação e que todos tivessem melhores condições de trabalho e salários justos.

Sem comentários:

Enviar um comentário