FICHA TÉCNICA
- Título: Dancer in the Dark
- Realizador: Lars von Trier
- País: França
- Género: Musical/ Drama
- Actores: Björk, Catherine Deneuve, David Morse, Peter stormare, Joel Grey, Cara Seymour, Vladica Kostic.
- Protagonista: Björk
- Duração: 130m
- Sinopse: Selma, uma emigrante Checa, mãe solteira, trabalha numa fábrica de moldes de metal na América rural na década de 60. A única alegria da sua vida é a paixão pela música. Selma tem um triste segredo: está a perder a visão e o seu filho terá a mesma sina se ela não conseguir poupar dinheiro suficiente para o operar.Quando um vizinho desesperado acusa falsamente Selma de lhe ter roubado as suas poupanças, o drama da sua vida resvala para um trágico final.
Comentários: "Von Trier é um manipulador de emoções. É, pois, compreensivel que se gerem ódios por parte de quem não gosta de ser emocionalmente seviciado. Na meia hora final de filme, quase podemos imaginar o realizador na mesa de montagem com um riso algo sádico, murmurando "sofram, sofram!" Mas mais se deve acescentar: Von Trier é um excelente manipulador de emoções. O resultado talvez se deva em pelo menos 80% a Björk, e à sua entrega total ao papel para o qual parece ter nascido. O excelente desempenho da cantora islandesa contribui para que se acentuem os papéis apagados de outros actores, em particular o de Catherine Deneuve".
Comentário pessoal:Björk dá vida a uma personagem que tem como paixão a música, caracterizada por ser frágil e com um grande segredo,toda essa fragilidade se deve ao facto de Selma ser mãe solteira, imigrante e com grandes dificuldades financeiras, precisamente por isso, este filme faz uma chamada de atenção aos estereótipos sociais, com o desenrolar da trama é notório o esquema que é montado em redor de Selma, pelo simples facto de ela ser imigrante, todo o julgamento é condicionado por ideias préconcebidas de pessoas como ela, Selma foi discriminada.
Sem comentários:
Enviar um comentário