
Seguranças Sísmica·Edifícios recentes – existem técnicas que visam garantir a resistência (sismos) e o conforto das mesmas.Antes de construir devemos analisar a natureza do terreno e a carta de risco sísmico. Em Portugal existe legislação própria que obriga à observância de normas de construção anti-sísmica devido ao elevado risco que o nosso país apresenta em especial o Algarve,região de Lisboa e Vale do Tejo.
Deve-se garantir a utilização de técnicas de construção e materiais que garantam a resistência dos edifícios. No México, país com grande actividade sísmica constroem as casas como se fossem barcos. Nos Estados Unidos e no Japão, usam contrapesos gigantes nos telhados dos arranha-céus.
Segurança Sísmica:
Segurança Sísmica:
Para tornar qualquer estrutura segura relativamente aos sismos, esta não pode ser rígida, tem de ter capacidade de absorver a energia libertada pelos sismos, tem de se poder mover. As pontes não são estruturas rígidas, estão regra geral apoiadas numa grande bola de ferro.
Gaiola pombalina como sistema anti-sísmico:
Gaiola pombalina como sistema anti-sísmico:
A gaiola pombalina é um sistema de construção anti-sísmica utilizado na Baixa Pombalina de Lisboa após o terramoto de 1755. A gaiola pombalina é uma estrutura tridimensional de madeira embebida nas paredes de alvenaria. O terramoto de 1755 veio mostrar a fragilidade da construção em alvenaria, que tinha uma capacidade muito reduzida de absorção e dissipação da energia libertada pela catástrofe. A estrutura em madeira foi inspirada nos métodos de construção dos navios. A madeira, sendo deformável, tinha uma elevada capacidade de resistência às forças de tracção e compressão num meio constantemente agitado. Por outro lado, a alvenaria era mais eficaz na resistência aos incêndios. A solução de embeber a estrutura em madeira nas paredes de alvenaria juntava as vantagens de ambos os tipos de construção.Noticia retirada do DN (basicamente as casas funcionam com barcos, mexem e não estão presas ao solo). As primeiras seis casas anti-sísmicas do País construídas através do recurso a um método denominado Sismo, que é originário da Bélgica, estão a ser edificadas em Braga. Este sistema de construção é resistente aos abalos. O processo assenta numa «rede» tridimensional feita de aço galvanizado que garante ao habitante toda a segurança e qualidade de isolamento.
O sistema Sismo assenta, assim, numa trama, ou «rede», tridimensional em aço galvanizado e pode ser utilizado em qualquer tipo de construção, em novos edifícios ou na recuperação de imóveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário