
O CO2
A estrutura vertical e a composição da atmosfera
. A atmosfera é uma camada de gases que envolve e protege a Terra. Sem ela a vida seria impossivel, porque é ela que nos fornece o ar que respiramos, que nos protege das radiações solares, dos meteoritos e nos mantém com uma temperatura agradável.
O seu limite inferior é definido pela superfície terrestre e o limite superior, embora dificil de determinar, situa-se entre os 800 e os 1000 quilómetros de altitude.
Considerando a variação da temperatura com a altitude, a atmosfera divide-se em quatro camadas: a troposfera, a estratosfera, a mesofera e a termosfera.
A trofosfera
. Esta é a camada inferior da atmosfera. A sua espessura média é de cerca de 10 quilómetros. O seu limite superior designa-se por tropopausa. A altitude da tropopausa varia com a latitude diminuindo do equador ( 16 km a 18 km ) para os pólos ( 6 km a 8 km ). A temperatura diminui em média 6,5 c por cada quilómetro. A varição da temperatura com a altitude que se designa por gradiente térmico vertical.
Em detreminados niveis a temperatura aumenta com a altitude quando isto acontece diz-se que ocorre uma inversão trémica.
Concentra 75% da massa atmosférica, constituida por azoto (78%), oxigénio (21%) e outros componentes donde se destacam o vapor de água (H20), o dióxido de carbono (C02) e ainda muitos outros, com particulas sólidas e liquidos em suspensão.
EFEITO DE ESTUFA
É o fenómeno associado à poluição da camada mais baixa da atmosfera que impede a saída da radiação terreste, contribuindo para que o calor fique concentrado ao nivel da troposfera. Este controlo natural da temperatura resulta do facto de a energia libertada pela superfície terrestre sob a forma do calor ser absorvida pelos gases da atmosfera, o que dificulta o arrefecimento. Esta situação é muito semelhante ao efeito que se pretende atingir quando se constrói uma estufa.
A atmosfera exerce uma função protectora, funcionando como um filtro da radiação solar e possibilitando o controlo natural da temperatura do planeta.
EFEITO DE ESTUFA NATURAL
Ocorre devido à presença de gases chamadas " genes do efeito de estufa " como o vapor de água, o gás carbónico e o metano.
A atmosfera funciona como resvestimento de uma estufa. A radiação luminosa do sol atravessa facilmente a atmosfera.
Depois de convertida pela superfície do Globo, a radiação calorifica, também chamada radiaçãoterrestre é emitida para a atmosfera. O grande comprimento de onda das radiações calorificas ( radiações infravermelhas ), faz com que uma parte seja retida pelos gases acima referidos e por partículas sólidas ou liquidos (das nuvens, da poluição,etc... ), que absorvem ou reflectem novamente para a baixa troposfera a energia calorífica, levando a temperatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário